PRÁXIS

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“Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todos nós...”

C.A DE FILOSOFIA UECE

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O Centro Acadêmico de Filosofia da Uece-Gestão PRÁXIS- objetiva mobilizar os estudantes de filosofia em torno das questões politicas, culturais e acadêmicas que fazem parte não apenas do nosso curso, como também de nossa universidade e de nossa sociedade. Acreditamos na luta por uma universidade pública, autônoma, gratuita e de qualidade e sabemos que essa luta só é possivel com a participação de todas e todos tanto nos debates como nas construções efetivas que possibilitam uma intervenção e uma mudança concreta em nossa universidade. *Reivindicamos democracia em todos os espaços da Universidade! *Reivindicamos uma Politica séria de Assistência Estudantil. *Valorização das atividades Culturais e Esportivas!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ENEFIL 2010



O Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia – ENEFIL é um evento de caráter acadêmico-cultural, promovido por estudantes do curso de Filosofia do país e que ocorre anualmente em diferentes Estados. Pretende-se com este, manter um espaço permanente de discussão sobre questões pertinentes ao estudo, pesquisa e ensino de filosofia, principalmente no Brasil. Diante disso, o colegiado discente e docente de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará vem por meio do ENEFIL convidar a comunidade filosófica a participar de um dos eventos mais tradicionais da ABEF – Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia.


O XXVI ENEFIL ocorrerá em Fortaleza do dia 17 a 24 de Janeiro de 2010. O evento tem como foco principal a seguinte temática: Filosofia e Educação: um debate sobre a realidade Latino Americana, e oferecerá conferências, mesas redondas, painéis, ato-debate, seções de comunicação e oficinas. Com o intuito de intensificar a discussão sobre essa temática, examinando-a criticamente.




Mais informações no blog do encontro: http://enefil2010.blogspot.com/

terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O ENADE AOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA E TODA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Nós da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia (ABEF), juntamente com todos os Centros Acadêmicos (CA’s) e estudantes organizados do Brasil, vimos aqui esclarecer os motivos que nos levaram a boicotar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
O ENADE apresenta-se como uma avaliação institucional, na qual o estudante é examinado, tendo como objetivo verificar o desempenho deste, dentro da academia. Contudo, a avaliação caracteriza-se por ter um caráter punitivo e concorrencial, na medida em que o objetivo deste é buscar classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) em rankings de acordo com a nota obtida no ENADE.
Tal sistema de avaliação vem sofrendo, com o decorrer dos anos, respectivos boicotes protagonizados pelo movimento estudantil. O ENADE reforça o modelo empresarial de educação, a concorrência entre as várias instituições e legitimam uma forma de punição as IES que não optarem por realizá-lo ou mesmo não obtiver um “bom” resultado.
Os motivos pelos quais nos levaram a boicotar o ENADE se expressam em negar o modelo de educação vigente, por acreditar que a escola não é uma empresa e por isto não deva passar por uma avaliação cujo objetivo central é mascarar a realidade das universidades em decorrência de notas e formas classificatórias.
Acreditamos que não apenas os estudantes devam ser avaliados, mas sim a universidade como um todo. A precarização do ensino, a falta de professores suficientes para cobrir todas as disciplinas, a falta de bibliotecas atualizadas, a falta de política de permanência do estudante (assistência estudantil) dentro da universidade, são fatores que devem ser levados em conta para entendermos como anda a nossa universidade. Não apenas uma avaliação sobre os estudantes, responsabilizando-o, de forma unilateral, o seu desempenho como sendo o desempenho de uma universidade.
Somos a favor de uma avaliação, desde que esta se proponha a verificar, em todas as escalas, como esta a universidade brasileira. Avaliando sua estrutura física, a quantidade e qualidade dos professores, avaliando se existe de fato uma política de assistência estudantil efetiva, que permita que o estudante menos favorecido financeiramente tenha condições materiais de concluir seu curso, levando em consideração as especificidades regionais (ao contrario de hoje, uma avaliação única para todo país).
Somos contra esta avaliação que mercantiliza a educação, servindo apenas de parâmetros para localizar uma instituição acima de outra. Por isso boicotamos o ENADE e convocamos os estudantes, não apenas de filosofia, mas também de todos os cursos, a se somarem nesta luta por uma avaliação de verdade e por uma universidade a serviço do povo.

Práxis

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